Sunday, October 20, 2013

Menstruação #4

Já falei do MoonCup. Mas existem outras formas de protecção para não sujar a cuequinha quando se menstrua.
Longe, espero eu, vão os tempos em que as nossas avós e algumas das nossas mães tinham de usar os paninhos ou toalhas pequenas para se "traçar" (sempre odiei esta expressão).
Os pensos higiénicos como o nome indica, num tempo em que a ecologia ainda não era muito pensada e uma solução fácil era transportar uma destas coisas, foram um sucesso.
Ok, os primeiros eram gigantescos, muito grossos e quase se notavam. Gradualmente isto foi mudando e agora temos pensos tão finos que nem se notam.

Analisando um pouco mais os pensos higiénicos, estes são formas de protecção exterior, uma vez que absorvem o fluxo já ele se encontra fora do corpo. Estes são fixados na parte interior das cuecas, ajudados por uma cola especial que trazem. Durante o dia os pensos devem ser trocados de 4 em 4 horas, dependendo sempre da quantidade de fluxo existente. Existem várias tipos de pensos: pensos de dia, pensos para a noite, maiores, menores, com ou sem abas...
E finalmente, estes pensos vêm em embalagens individuais que permitem transportá-los comodamente e depois essa mesma embalagem permite que depois da utilização se possa colocar o penso usado dentro dessa embalagem e colocá-lo no lixo. Nunca na sanita.

Quanto às marcas e qual é a melhor, é uma questão pessoal. Existem as marcas mais clássicas como a Evax, a Ausónia e a Renova.  (carregando nos nomes acedem aos sites). Nos sites existem conselhos para escolher pensos higiénicos (e não só), ajuda para perceber a menstruação e as diversas fases da vida de uma mulher. Vale a pena visitar.

2 comentários:

Estrela said...

Confesso que vim ler à espera de chegar à parte dos tampões...seria a evolução lógica.
Mas não chegou !?!?

*Estrela*

blonde said...

Existem os tampões. Estão à parte. Fiz isto numa série separada e os posts estão agendados. Mas ainda não terminaram.